Comércio e Indústria

Na cidade de Conceição do Pará, existe um comércio básico voltado quase que exclusivamente para a população local, em números são: 80 estabelecimentos como supermercados, depósitos de materiais de construção, armazéns, lojas de confecções, salões de cabeleireiro, bares e lanchonetes, padaria, açougues e uma farmácia. O Comércio absorve cerca de 0,8% da população, mas trata-se de um comércio com coisas extremamente essenciais onde se a população procurar por produtos mais qualificados e/ou modernos tem de ser em cidades vizinhas.
O Município é totalmente carente do comércio voltado para as atividades automobilísticas, como: mecânicos, venda de peças, venda de acessórios etc. Em pesquisas percebemos um nicho de mercado para essas atividades uma vez que não existe nenhum tipo destes estabelecimentos na cidade e o Município conta com uma frota razoável de veículos. Quando necessitam, estes tipos de consumidores procuram as cidades vizinhas, a mais procurada pela proximidade é a cidade de Pitangui/MG.
O comércio em Conceição do Pará se divide entre a modernidade e maneira mais antiga de vender. Na sede da cidade contamos com modernos atendimentos em supermercados, depósitos de materiais de construção, farmácia, etc. Estes estabelecimentos encontram-se totalmente informatizados com softwares modernos capazes gerenciar todo o estabelecimento, bem como, oferecer um melhor atendimento aos clientes. O comércio nas zonas rurais da cidade ainda é feito de forma simples. Foi comprovado que em alguns destes estabelecimentos os materiais ainda são oferecidos aos consumidores de forma muito antiga como: pesagem dos produtos em balanças não digitalizadas, sendo que os referidos produtos ficam armazenados em grandes sacos e/ou latões. Este fato não faz com que os consumidores destas áreas fiquem insatisfeitos, pelo contrário, pesquisas nos locais mostraram que os mesmos estão mais satisfeitos com esta maneira de comerciar do que com a modernidade na sede da cidade.

Resumo das Atividades Econômicas e Empreendedoras no Município de Conceição do Pará:
Bovinocultura:
Com aproximadamente 13.759 cabeças de gado, ocupa maior área territorial cio Município devido à sua característica de exploração extensiva, tendendo à exploração leiteira 4.383.000 litros por ano.
Cultura da Mandioca:
Atualmente é a exploração de maior expressão, ocupando uma área de plantio de aproximadamente 4SOha, com produção atual estimada em 6750 ton. Mês.
Cultura do Milho:
Desempenha um importante papel na economia local, uma vez que a totalidade da produção de 1925 ton mês . Destina-se ao abastecimento interno do Município.
No Setor de Avicultura contamos com um plantel de aproximadamente 400.000 aves e uma produção anual de 4000 ton. De carne.
O setor da Suinocultura é um dos maiores produtores de carne na cidade, aproxima-se à 10000 ton. ano.
No Setor Industrial, contamos com:
Brasil Verde Agroindústria Ltda com uma produção de gusa mensal de 6.000 a 7.000 ton. E peças fundidas arepresenta apenas 7,8% do operariado da empresa.
Leiteria Forno de Minas, com uma produção de queijo de 122.531,82 kg/ano, ricota 4.564,5 Kg/mês fabricando também mussarela. A empresa utiliza cerca de 0,36% de trabalhadores oriundos do Município,
Congelados Maria do Carmo onde a produção de alimentos é ao modo artesanal, destacando-se a produção de salgados em cerca de 70.000 salgados por mês. Absorve 0,57% dos recursos humanos da cidade.
FREVICOM, empresa especializada na fabricação de blocos e premoldados de cimento. Emprega cerca de 06 empregados.
Fábrica de rapadura com modernos equipamentos, como caldeira, ambaladeira dos produtos. Emprega cerca de 20 pessoas.
Os Alambiques da cidade com a produção de destilados que também é feita de forma artesanal. A produção total do Município é estimada em 350.000 litros de cachaça por ano, gerando 01,07% de empregos diretos. Há, ainda a absorção informal de trabalhadores rurais em canaviais e transportes.
Prestação de serviços terceirizados às indústrias calçadistas das cidades vizinhas através de bancas ou prestação de serviços em casa, ocupando cerca de 1,13% da população residente do município.
Usina de Hidrelétrica Dr. José Lima Guimarães, instalada a 2 km do centro da cidade fornecendo energia para a empresa de tecidos Santanense que emprega 06 (seis) empregados.
Mineração Turmalina, instalada recentemente no Município. Esta por sua vez está empregando cerca de 100 pessoas da cidade.
No Setor Comercial:
Temos 80 estabelecimentos: super-mercados, depósitos de materiais de construção, armazéns, lojas de confecções, salões de cabeleireiro, bares e lanchonetes, padaria, açougues e uma farmácia. O Comércio absorve cerca de 0,8% da população.
Estabelecimento Bancário:
O Município é servido por urna agência bancária do grupo Itaú S/A, Banco Postal (convênio entre Bradesco e Correios) e o Caixa Aqui (CEF).
No Setor Informal:
Temos alguns pescadores que vendem o produto de sua pesca e fabricam redes. Temos a prestação de serviços de 06 salões de beleza e 02 barbearias, além de várias manicures que trabalham a domicílio.
No Setor Públicos:
Temos a prestação de serviços na Rede Pública Estadual e Municipal.
Mercado de Trabalho:
Mercado Formal: Constituído de trabalhadores das indústrias, do comércio, servidores públicos de ordem estatal e municipal, profissionais autônomos.
O Trabalho Informal: Engloba os pescadores, trabalhadores da área da construção civil, parte dos trabalhadores rurais.
Mão de obra flutuante: Pessoas que vão diariamente trabalhar em Indústrias de calçados fora do município. Diversas pessoas do Município vão todos dias trabalhar em cidades vizinhas no ramo do Calçado.